quarta-feira, 28 de maio de 2008

DEU NA VEJA RIO...

Foto: Selmy Yassuda
Sabe onde fica?

Com sua aparência de bosque de conto de fadas, a Praça Radial Sul fica em Botafogo, no fim da Rua Eduardo Guinle. O oásis verde da região foi aberto como parte de uma via de alta velocidade que cortaria o bairro até a Lagoa, com o objetivo de acabar com os engarrafamentos. Integrava um grande plano urbanístico para toda a cidade, o 1000-B, concebido em 1951, mas realizado, e apenas parcialmente, na década seguinte, com a construção, entre outras obras, da Avenida Radial Oeste e do Túnel Rebouças. Alguns itens do projeto, como o metrô e as linhas Vermelha e Amarela, só se concretizaram muitos anos depois. A Avenida Radial Sul teve seu projeto suspenso e parou na praça. Hoje, segundo moradores da área, é mais freqüentada por desocupados e consumidores de drogas do que pela criançada. É preciso recuperá-la.

Um comentário:

menininhas disse...

Gostaia de dar um testemunho.Moro em Minas em frente a uma praça muito semelhante a de vocês. Até a pouco tempo atrás a praça estava praticamente abandonada: mato,cavalos pastando,drogados sentados nos bancos que tinham resistido aos vandalos.Até que um dia,dois moradores da região resolveram arregaçar as mangas e por fim naquele estado de coisa. Agiram junto a prefeitura e conseguiram que a praça fosse reformada. Foi feita uma pista para caminhada,cercaram uma parte e instalaram brinquedos para as crianças e vêm mantendo a mesma limpa.
Estes mesmos moradores iniciaram uma campanha incentivando aos vizinhos a utilizarem a mesma.Inicialmente foi difícil, hoje, no entanto, a praça vive cheia de crianças brincando, pesssoas caminhando, idosos tomando sol.
Ficarei aqui torcendo para que vocês também revivam a sua praça.